Quem sou eu

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A Escola Municipal Felipe Marinho da Cruz foi inaugurada em 20 de abril de 2001, A origem do nome da Escola foi em homenagem ao filho do vereador Evando da Cruz . A Escola está localizada na rua 09 quadra 06 lote 07 Área Pública Municipal Setor Jequitimar Caldas Novas - GO . O corpo docente da Escola e formado por: 10 professores 01 Dinamizador Coordenadora Silvana Ribeiro de Lima Silva 01 Secretária 04 Merendeiras Diretora atual Natércia Marília Carneiro. O corpo discente e formado por 276 alunos nos 02 turnos. Objetivos Pedagógicos: Valorizar o conhecimento e forma de expressão de cada aluno como processo de socialização. Despertar a criatividade, a criticidade, a sensibilidade, a afetividade e o respeito para construir coletivamente uma sociedade mais humana, democrática e solidária, pela participação individual e coletiva.

Projeto Quem Somos Nós

Alunos da Escola Felipe Marinho aprendem em projeto que busca a auto-identificação.

Sendo Caldas Novas uam cidade que cresce mais do que a média nacional ao receber famílias de outras cidades federativas, a Escola Municipal Felipe Marinho da Cruz está resgatando antigo projeto pedagógico no qual alunos são incentivados a buscar sua identidade de origem tanto familiar quanto civil. Com o objetivo de permitir que todos conheçam sua origem e a dos demais colegas, todas as professoras dos 241 alunos do 1° ao 5° ano orientadas pela coordenadora Audilene Lopes Batista, se envolveram no que pode ser considerado um dos mais bem sucedidos projetos político-pedagógico dos últimos três anos, agora já na 3° edição.

O projeto QUEM SOMOS NÓS contemplou todas as disciplinas. A pesquisa foi embasada na certidão de nascimento dos alunos com o objetivo de conscientizá - los quanto ao seu lugar de origem e o dos colegas. Todos aprenderam noções de Língua Portuguesa (ordem alfabética na escrita dos nomes dos colegas, letra maiúscula em nomes próprios, abreviatura em sobrenome, adjetivos pátrios), Matemática (elaborção de gráficos de acordo com a cidade de origem), Geografia ( localização, no mapa do Estado e da região) e História (pesquisa na identificação pessoal de acordo com a certidão de nascimento).

O projeto culminou com apresentação dos gráfico (fotos). O resultado foi muito além do esperado. Segundo a coordenadora Audilene, valores fundamentais foram resgatados, além do respeito à si mesmo e ao colega quanto a sua naturalidade, a conscientização sobre a identidade própria e o conhecimento do lugar de origem. ''O auto-conhecimento é a base para uma adequada auto-aceitação, auto-estima e consequentemente maior resultado no aprendizado. Neste caso o próprio aluno foi o ponto de partida para o bom desenvolvimento do projeto'', concluiu Audilene.